Setor liderou rentabilidade dos ativos no ano passado, com ganho médio de 50%
A escalada dos preços no mercado imobiliário tornou o investimento em imóveis, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a melhor alternativa em rentabilidade em 2010. No Rio, o ganho médio desses investimentos ficou em torno dos 50% em 2010, segundo o Sindicato da Habitação (Secovi-Rio).
Ele superou de longe o segundo colocado no ranking, o ouro, que teve rentabilidade de 32%. O dado considera os valores de venda e de aluguel. O mesmo aconteceu em São Paulo, onde o valor dos lançamentos disparou até 71 % ano passado. Esse foi o caso dos apartamentos de luxo de um dormitório. Na média, os preços saltaram 34,4% na capital paulista.
Somados os ganhos de um investidor com aluguel, que subiu 13,44% na cidade, a rentabilidade do investimento imobiliário alcançou 47,84% em 2010.
No Rio, a rentabilidade em regiões da cidade, considerando o preço de venda e de locação, chega a 90%. É o caso de um apartamento de um quarto no Centro da cidade, onde os imóveis, em 2010, tiveram va-lorização média de 70%.
Semana passada, o professor Robert Shiller, do departamento de Economia da Universidade Yale (EUA), em viagem a São Paulo, alertara para o risco da formação de uma bolha imobiliária no Brasil.
Schiller observou que a especulação dos investidores e a melhora da economia contribuem para a supervalorização dos imóveis: "Nos Estados Unidos, mesmo após o estouro da bolha imobiliária, tivemos um boom dos imóveis na cidade de São Francisco, que subiram até 20%. Não é difícil acreditar que o mesmo esteja ocorrendo no Brasil", salientou Shiller.
No Rio, boa parte dos imóveis com maior rentabilidade está em áreas perto de comunidades que receberam Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), como Tijuca, Copacabana e Vila Isabel. Nessas regiões, a rentabilidade média superou os 50%.
Tania Cardoso
CRECI 34035
21-3681-2063 21-9111-9395
Skype tania.cardoso6
MSN: taniacardosoimoveis@hotmail.com
Profissionalismo, credenciamento junto ao CRECI, conhecimento de direito imobiliário, honestidade e qualidade de atendimento são requisitos essenciais para exercer a profissão de corretor de imóveis. Corretor de Imóveis tem registro no CRECI.