Concreto deixa de ser coadjuvante na decoração

18/10/2010 13:12

 

Sinônimo de versatilidade e simplicidade, o concreto aparente está cada vez mais em uso na construção e na decoração. O detalhe em tom de cinza pode ser usado em diversas possibilidades como colunas, lajes, forros e até mesmo em paredes inteiras; sozinho ou agregado a outros materiais como madeira, vidro e tijolo, dando vida e estilo ao ambiente em que está inserido. Os arquitetos explicam que o material sempre foi usado, mas que foi "redescoberto" por quem quer criar projetos impositivos, com características fortes e marcantes.

O arquiteto Marco Donini explica que o concreto aparente confere algumas características interessantes aos projetos e que pode ser usado tanto interna quanto externamente.

"O uso do concreto aparente expõe uma estrutura nua e crua, mas também dá uma sensação de despojamento ao ambiente, que acaba se contrapondo à ostentação que tem se tornado comum na arquitetura atual. As possibilidades de uso são inúmeras", explica.

Para o arquiteto Ricardo Abreu Borges, do SQ + Arquitetos Associados, não há restrição para o uso do concreto aparente, que pode ser utilizado em ambientes internos ou externos, desde que alguns cuidados sejam tomados na sua manutenção.

"Ele pode ser utilizado como sistema construtivo de uma edificação ou simplesmente como um detalhe na decoração. Além disso, ele se integra em qualquer tipo de ambiente, seja ele moderno, rústico ou contemporâneo".                                                                                       

Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, da FGMF Arquitetos, são entusiastas do uso do material.

O uso do concreto aparente, segundo eles, é natural na arquitetura moderna brasileira e está intimamente ligado à própria linguagem, desde as formas livres de Niemeyer, passando pelo brutalismo paulista, até os dias de hoje.

"Ele revela certa crueza do sistema construtivo, demonstrando a estrutura de uma forma integrada à identidade do espaço", revelam.

Os arquitetos lembram projetos famosos onde o concreto aparente é a estrela.

"Obras ultra contemporâneas como o trabalho de Tadao Ando (arquiteto japonês), por exemplo, utilizam o concreto em sua máxima expressão. E o modernismo carioca pode ser muito bem representado pelo maravilhoso Museu de Arte Moderna, no Rio, de Afonso Reidy".

VERSATILIDADE NA UTILIZAÇÂO

O concreto aparente deixou de ser visto como coadjuvante e conquistou seu espaço dentro e fora dos lares.

"Vale deixá-lo à vista, sem maquiagem. Isso garante elegância ao projeto", afirma o arquiteto Marco Donini.

E a versatilidade do uso do concreto aparente é recorrente, e facilmente verificada em diversos projetos atuais.

Em um salão de estética, projetado pelo SQ + Arquitetos Associados, a ideia foi criar a atmosfera de uma fábrica de beleza, mesclando elementos sofisticados num ambiente brutalista.

"Procuramos explorar as características naturais dos materiais de acabamento e aplicamos em todas as paredes uma textura à base de cimento para contrastar com o mobiliário e objetos sofisticados. As estruturas e instalações aparentes também fazem parte do mesmo conceito brutalista. Deixamos a laje original em concreto aparente e no piso aplicamos um porcelanato importado que imita a textura do mesmo material", revela Ricardo Borges.

No apartamento criado pelo escritório FGMF Arquitetos alguns pilares e vigas em concreto aparente são originais do edifício, da década de 40.

"Optamos por deixá-los aparente, marcando a estrutura original, pois as mudanças que fizemos na planta desse duplex foram muito radicais. Uma maneira de apontar a estrutura original", lembram.

Casas de praia são locais em que o concreto aparente se insere perfeitamente. No projeto, também do FGMF, foi idealizada uma estrutura inteira em concreto aparente para criar uma oposição entre o primeiro e o segundo piso.

História - O uso do concreto foi bastante difundido desde o início do século XX, como uma inovação tecnológica de um sistema construtivo que podia combinar o uso de materiais simples.


Contato

Tania Cardoso

taniacardosoimoveis@gmail.com

CRECI 34035

21-3681-2063 21-9111-9395
Skype tania.cardoso6
MSN: taniacardosoimoveis@hotmail.com

Pesquisar no site

 

 Profissionalismo, credenciamento junto ao CRECI, conhecimento de direito imobiliário, honestidade e qualidade de atendimento são requisitos essenciais para exercer a profissão de corretor de imóveis. Corretor de Imóveis tem registro no CRECI.


 

 

 

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode